Como comprar uma moto por consórcio
Está pensando em comprar uma moto e ouviu dizer que o consórcio pode ser uma boa escolha? Então acompanhe este artigo, conheça melhor essa modalidade de crédito e veja como comprar uma moto por consórcio.
Quem nunca desejou ter a liberdade de poder se deslocar rapidamente sobre duas rodas e poupar algumas horas de trânsito na semana?
Todo mundo que depende do transporte público, ou mesmo passa muito tempo preso no trânsito dentro de um carro já cogitou essa possibilidade.
O problema é que nem todo mundo tem condições de comprar uma moto à vista, e em muitos casos, quando esse veículo é parcelado da maneira tradicional, o comprador acaba pagando duas motos ao final do plano.
Se você se enquadra nesse perfil mas a sua disponibilidade financeira é limitada, saiba que existe uma alternativa capaz de se adequar a sua realidade como nenhuma outra.
Estamos falando do consórcio, acompanhe este artigo e entenda melhor como ele funciona e como comprar uma moto por consórcio.
Como funciona um consórcio?
Antes de explicar como comprar uma moto por consórcio, é interessante que você saiba melhor como essa modalidade de compra funciona.
De uma maneira simples, essa é uma modalidade de compra onde um grupo de pessoas com o mesmo ideal de aquisição se reúne para formar uma poupança coletiva.
Esse tipo de serviço é oferecido por administradoras de consórcio que devem ser credenciadas da ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio e cumprir todas as regras estabelecidas pelo Banco Central do Brasil.
Todos os meses, uma dessas pessoa é sorteada e contemplada com uma carta de crédito que poderá ser usada para a compra do bem desejado.
Além dos sorteios mensais, também é possível realizar um lance, como em um leilão.
O consorciado oferece um valor e o maior é o escolhido para ser contemplado também com a carta de crédito.
Em ambos os casos, os consorciados contemplados precisam continuar pagando as parcelas mensais acordadas em contrato na adesão do serviço.
É importante dizer que essa modalidade de financiamento não conta com taxas de juros como as demais disponíveis no mercado, no entanto, o consorciado precisa pagar uma taxa administrativa todos os meses.
Com a carta de crédito em mãos, basta escolher o local onde a moto ou qualquer outro bem ou serviço será comprada e informar todos os dados a empresa administradora do consórcio.
A Administradora cuidará de todo o processo de compra do bem e em poucos dias você poderá começar a usufruir do seu bem.
A compra da moto através do consórcio
Para adquirir uma moto através desta modalidade, torna-se imperativo que você escolha a marca e modelo que melhor se adequa às suas necessidades e interesses.
É importante que faça uma pesquisa de mercado aprofundada e reflita bem antes de se decidir pelo veículo, de modo a evitar problemas e desagrados futuros.
Feito isto, é necessário que você então escolha uma administradora de consórcio responsável e idônea, para que assim, além de contar com as melhores condições você também evite problemas futuros relacionados ao seu crédito.
A melhor maneira de fazer isso é buscando indicações de pessoas conhecidas, mas se esta não for uma opção para você, você pode fazer uma pesquisa na internet, verificando o que os atuais e ex consorciados dessa administradora tem a dizer sobre a empresa.
Uma das maneiras de conseguir essas informações é através do Reclame Aqui.
Atualmente, algumas administradoras contam com a possibilidade de enviar até a residência das pessoas interessadas, um vendedor capacitado para solucionar todas as dúvidas sobre a contratação do serviço.
Mas se você preferir, é possível contar com empresas e sites como o nosso, que fornece todas essas informações online, de uma maneira rápida e eficiente.
Depois de escolher o modelo da moto, a empresa, o plano de pagamento você assina um contrato e passar a possuir uma cota, daí em diante você deverá sempre pagar as mensalidades em dia e participar de todas as assembleias mensais.
Vale dizer que é comum em algumas administradoras que a cobrança da primeira mensalidade seja feita no momento da assinatura do contrato, mas essa não é uma regra, então esteja atento às condições de cada empresa e suas disponibilidades financeiras.
Agora você tem uma cota e faz parte de um grupo de consorciados, todos os meses durante a assembleia geral, uma cota será sorteada para ser contemplada, inclusive a sua.
Que poderá ser sorteada entre o primeiro e o último mês do plano de parcelamento escolhido por você.
Caso você tenha um dinheiro guardado e não deseje esperar a sorte, é possível realizar um lance, ele sendo aceito, você deverá pagar o valor ofertado e assim poderá ser contemplado com a carta de crédito.
E não se preocupe, pois, esse valor dado no lance será descontado das parcelas futuras.
Advertências sobre o consórcio para motos!
Embora este método ofereça bastantes vantagens para o cliente, como a ausência da burocracia associada às instituições financeiras tradicionais, é importante fazer algumas ressalvas:
- Primeiramente, no caso do sorteio, se você optar por aguardar ser sorteado, saiba que não existe um período médio para que isso aconteça, então, será preciso ter muita paciência.
- Outro detalhe importante a ser mencionado é que, o valor da moto se mantém durante todo o processo. Porém, se porventura o valor da moto sofrer um reajuste, o valor das parcelas também sofrerá.
- É fundamental deixar claro também que, caso você atrase uma única parcela, não poderá participar do sorteio naquele mês, por isso, é fundamental que você seja disciplinado com os pagamentos.
Regras a seguir ao comprar uma moto por consórcio
Ao optar por comprar uma moto por consórcio, é importante que você tire todas as suas dúvidas.
Então, separamos aqui as regras de consórcio de motos. Veja quais são elas:
- Moto nova ou usada
Com a sua carta de crédito em mãos, você poderá optar pela compra de uma moto nova ou usada.
Caso aconteça de o valor da moto escolhida ser menor que o valor da sua carta de crédito, então poderá esse saldo para quitar as parcelas restantes do seu consórcio.
- Não é possível receber a carta de crédito em dinheiro
Infelizmente quando se é contemplado não é possível receber a carta de crédito em dinheiro.
O que acontece quando você é sorteado ou dá um lance que é aceito é que o valor da carta de crédito fica disponível para ser usado na compra do bem desejado, mas quem realiza todas as tramitações de compra é a administradora.
Seja com uma concessionária ou com uma pessoa física, caso você opte por comprar uma moto usada.
- Você não é obrigado a comprar a moto assim que é contemplado
Ao contrário do que se imagina, você não é obrigado a comprar sua moto assim que for contemplado.
Caso você seja sorteado rápido demais e deseje esperar mais a fim de obter uma melhor oferta em uma moto, você pode esperar até que termino do consórcio para comprar sua moto.
Neste caso, a administradora deverá depositar o valor da carta de crédito em uma poupança.
- Pagar outras despesas com a carta de crédito
É possível utilizar até 10% do valor da sua carta de crédito para liquidar dívidas relacionadas a documentação da moto como licenciamento, IPVA e até mesmo o pagamento de um seguro.
Esses são alguns exemplos apenas.
E não se esqueça! A administradora onde você vai adquirir sua moto por consórcio deve ser autorizada pelo Banco Central do Brasil.
Isso faz com que o seu consórcio seja seguro.