Como funciona o consórcio para caminhão?

Publicado por Jeniffer Elaina da Silva

O consórcio para caminhão é uma forma confiável e segura de comprar seu primeiro veículo de trabalho ou para adquirir um modelo melhor. Saiba como ele funciona!

A compra do primeiro caminhão, não é uma tarefa barata. E quando chega a hora de renovar a frota? Nessa hora os custos vão às alturas.

Segundo uma pesquisa publicada no blog da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) em março deste ano, as contratações de consórcio de caminhões cresceram 94% nos últimos 12 meses.

Mas você sabe o que realmente está envolvido em um consórcio para caminhão?

Como funciona o consórcio para caminhão?
Imagem: Pixabay

O que é consórcio para caminhão?

Um consórcio (independente de qual for, carro, moto ou caminhão) representa uma forma de compra, feita mediante a formação de um grupo de pessoas (jurídicas ou físicas) com a intenção de obter um bem.

Para esse intento, são feitos pagamentos (em forma de parcelas mensais) para uma poupança em comum, que financiará o item desejado.

O dinheiro arrecadado nesse fundo, será liberado (de forma gradativa) pela administradora do grupo, durante assembleias onde os participantes sorteados receberão sua carta de crédito.

Essa contemplação pode acontecer tanto por meio de sorteio (no qual todos os participantes têm as mesmas chances de serem sorteados), quanto por lances (parecido com um leilão, quem der o maior lance recebe a carta).

Ao ser contemplado, um a um os integrantes desse grupo recebem sua carta de crédito, que lhes possibilita a compra do veículo escolhido à vista.

Essa modalidade de compra pode ser usada tanto por empresários que desejam renovar sua frota, sem comprometer seu capital, quanto por um trabalhador autônomo, que está ingressando na profissão.

Como acontecem os sorteios?

Em assembleias mensais (dependendo da administradora do consórcio, esse evento poderá ser online), todos os consorciados que estiverem com o pagamento em dia, têm a chance de ser sorteados.

O participante contemplado receberá a carta de crédito, um documento que garantirá a compra do caminhão à vista, dando ao comprador a chance de negociar descontos da mesma forma que faria se estivesse com o dinheiro nas mãos.

Mesmo após a contemplação, a pessoa sorteada deverá continuar fazendo o pagamento das parcelas normalmente, até o fim do plano.

Quanto um consórcio de caminhão custa?

Para quem precisa adquirir um veículo, sem ter o dinheiro em mãos (ou sem mexer no dinheiro que tem reservado), o consórcio representa uma das melhores modalidades de compra.

Por contar apenas com algumas taxas (administrativa, fundo de reserva e seguro), e nenhum juros, o valor pago ao fim do plano não costuma ultrapassar muito o valor do caminhão. Ao contrário do financiamento, onde o valor final pode ser até 3 vezes superior ao valor real do veículo.

Quais modelos de caminhões podem ser comprados em um consórcio?

A escolha do caminhão dependerá do comprador, e deverá se dar de acordo com os desejos e necessidades dele.

Algumas administradoras costumam usar determinados modelos para exemplificar os valores e prazos de seus planos. Essa prática pode gerar algumas dúvidas, pois o consumidor tende a imaginar que apenas aqueles veículos estão disponíveis ao consórcio.

Na realidade, todos os modelos disponíveis no mercado nacional podem ser escolhidos.

Como contratar um consórcio para caminhão?

O ideal é começar o processo pesquisando as opções disponíveis no mercado de consórcios.

Para evitar o risco de entrar em consórcios inexistentes ou fraudulentos, a dica é recorrer ao site do Banco Central, e conferir a lista das empresas autorizadas a prestar esse serviço.

O próximo passo é escolher o plano que mais se adequa a você (e ao seu bolso, claro!). Após isso, com o contrato assinado e a primeira parcela paga, o novo consorciado já estará liberado para concorrer nas próximas assembleias.

Outra vantagem é que ele tem menos burocracia do que outras formas de compra. Por exemplo, para contratar um consórcio de caminhão, os documentos exigidos são: RG e CPF (pode ser que após a assinatura do contrato, e provavelmente antes de comprar o veículo, a administradora peça outros documentos).

Vale a pena?

Levando em conta a ausência de burocracias e juros na hora de contratar, bem como a possibilidade de realizar uma compra de alto custo sem precisar dar parte do valor como entrada, é evidente que o consórcio tem seus méritos.

A maior desvantagem em um consórcio é o tempo, já que se o cotista não oferecer um lance, a contemplação pode demorar a acontecer. Com essas informações em mente, caso se possa esperar, essa é uma forma de compra que com certeza, deve ser levada em consideração.


Categorizados em:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.