Como funciona o consórcio para automóveis usados?
O consórcio para automóveis é uma modalidade bastante comum de crédito (ou investimento) para quem quer comprar um carro. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que também é possível fazer um consórcio para automóveis usados, e não apenas para os novos.
Basta encontrar uma administradora de consórcios que realize essa modalidade de investimento. O funcionamento é bastante semelhante aos outros modelos de consórcio, mudando apenas o bem a ser retirado.
Para quem quer adquirir um automóvel mas não sabe qual a melhor maneira, e qual é a mais em conta, continuar lendo esse texto pode ser uma excelente ideia. Isso porque, tendo alguns pontos esclarecidos, fica muito mais fácil tomar essa decisão.
Consórcio para automóveis usados
O consórcio é um investimento, ou meio de crédito, onde o cliente paga parcelas mensais, antes de receber o bem desejado e acordado previamente. A diferença é que no consórcio, o cliente recebe o acesso ao bem, depois de começar o pagamento. Em alguns casos, se sorteado, o uso da propriedade pode ser durante o pagamento, em outros, apenas quando a dívida é quitada.
O mesmo acontece em um consórcio para automóveis usados. No momento em que o cliente recebe o direito de retirar o automóvel, com uma carta de compra ele precisa apenas se dirigir ao estabelecimento onde está o veículo e fazer a transferência para a sua posse.
Vantagens do consórcio para automóveis usados
O consórcio, de qualquer tipo, já apresenta diversas vantagens em relação aos financiamentos ou empréstimos, por exemplo. No consórcio para automóveis usados essas vantagens e facilidades são ainda maiores. Porém, vale ressaltar, que sendo um consórcio para automóveis usados, essa pode ser uma desvantagem para determinadas pessoas, já que os carros a serem retirados não serão carros 0km ou tipo como “novos”.
No entanto, essa também pode ser a maior vantagem. Automóveis usados tendem a ser mais baratos do que os novos, o que diminui o valor do consórcio, e consequentemente, diminui o valor das parcelas. Assim, essa se torna uma das maneiras mais acessíveis para comprar um carro.
Além disso, nos consórcios não há cobrança de juros, o que torna o valor mais em conta. Porém, é preciso pagar uma taxa para a administradora, pela prestação do serviço.
Você já conhecia o consórcio para veículos usados? O que achou da ideia? Deixe sua resposta e sua opinião nos comentários. E também não esqueça de compartilhar o post com seus amigos, para que eles conheçam essa nova alternativa, pois pode ajudar a eles também!
Categorizados em: Artigos