Consórcio casa própria: 3 dicas para contratar o seu
O consórcio casa própria é uma ótima opção para quem quer realizar o sonho de ter a sua própria casa. Confira algumas dicas de como contratar o seu.
Se não tem pressa de pegar as chaves da sua casa nova, o consórcio para casa própria é uma ótima opção, principalmente, porque você foge de diversas burocracias que existem em um financiamento. Quer saber mais detalhes sobre o assunto? Mostraremos neste artigo algumas dicas de como você consegue contratar o seu.
Em 2021, tivemos um recorde de contratações de consórcios. De acordo com dados divulgados pela Abc (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios), em 10 meses de 2021, foram contratados mais de 411 mil consórcios casa própria, chegando a soma de R$76 bilhões em créditos, fazendo a curva aumentar 45% quando comparamos os números de 2020.
Quer também realizar o sonho de ter a sua própria casa? Veja estas dicas para contratar o seu consórcio casa própria.
Confira as dicas para contratar o seu consórcio casa própria
O consórcio de casa própria é a oportunidade para quem quer comprar um imóvel, mas não tem valor de entrada, por exemplo. Além disso, é também o momento de pagar parcelas bem menores que valores de financiamentos, pois possuem muito juros.
O funcionamento do consórcio casa própria é igual ao de qualquer outro tipo de consórcio. Após a contratação, você pagará as parcelas mensalmente e terá a oportunidade, através de sorteios ou lances, de ser contemplado antes do final do contrato.
Confira as dicas para contratar o seu consórcio casa própria:
1 – Pesquise sobre a administradora
A primeira coisa que precisa ser feita é realizar pesquisas para saber se a empresa escolhida para adquirir o consórcio está autorizada a fazer a venda deste produto. Para ter esta certeza, você pode ir no site da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios).
Se mesmo assim você tiver dúvidas, vá em sites de reclamações para entender como foi a experiência de outros clientes com a empresa. Estando tudo certo, é só seguir para o próximo passo.
2 – Escolhe o imóvel que deseja comprar
Após saber a empresa que você irá adquirir o consórcio casa própria, é preciso saber o valor do imóvel que você quer comprar, pois será necessário para solicitar o valor da carta de crédito. Importante aqui neste ponto é você pensar em pegar um valor a mais para as despesas extras que podem acontecer com documentação, por exemplo.
3 – Momento da assinatura do contrato
Se já souber o valor da casa própria que você quer comprar, chegou o momento de negociar o valor e a quantidade das parcelas que serão inseridas no contrato. Com tudo pronto, é só começar a pagar e torcer para que a carta de crédito saia rápido.
Vantagens e desvantagens de contratar o seu consórcio casa própria
Existem algumas vantagens quando optamos fazer um consórcio que deve ser levado em consideração como, por exemplo:
- Você não pagará juros em cima do valor total e, sim, apenas uma taxa administrativa;
- Os números de parcelas são bem menores do que as de financiamentos bancários;
- A contratação é fácil e sem burocracia;
- Você não precisa apresentar nenhum comprovante de renda para ter um consórcio casa própria;
- O valor das parcelas é escolhido por você;
- Como já citamos acima, não é necessário ter um valor de entrada para fechar o negócio.
Uma outra vantagem é que você poderá utilizar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para abater algumas parcelas ou até mesmo dar um lance para pegar a carta de crédito. As regras para esta utilização são as mesmas para as pessoas que usarão o dinheiro comprando através de um financiamento.
Claro, que como em todo consórcio, uma das principais desvantagens é que você pagará a parcelas sem estar usufruindo da sua casa própria.
Categorizados em: Uncategorized