Consórcio de dinheiro existe? Como funciona?

Publicado por Jeniffer Elaina da Silva

Entenda melhor o que é e como funciona o consórcio de dinheiro.

Muitas pessoas nem ao menos sabem da existência de um consórcio de dinheiro, e se sabem acabam não entendendo como ele realmente funciona.

Os consórcios são modalidades de financiamento, se trata de uma compra programada, sendo indicado principalmente para quem sente mais dificuldade na tarefa de guardar dinheiro.

Nesse formato, quando você faz a contratação do consórcio, a administradora irá inseri-lo em um grupo com outras pessoas que possuem o mesmo interesse em comum que você.

E mensalmente será realizada uma assembleia para saber quais são os contemplados, que podem ser por sorteio, lances fixos ou lances livres.

Consórcio de dinheiro existe? Como funciona?
Imagem: Pixabay

O que é o consórcio de dinheiro?

O consórcio de dinheiro é bem parecido com os demais em que se tem uma carta de crédito. Ele na verdade, é considerado uma invenção brasileira, que muitos outros países já estão adotando.

Sendo a dinâmica a mesma, esse tipo de consórcio é parecido com uma poupança ou um investimento.

Diferentemente das outras modalidades, ao ser contemplado o participante não precisa comprar um bem imediatamente, na verdade, ele receberá o dinheiro.

Por isso, muitas pessoas veem essa modalidade como uma forma de poupança, já que você apenas pegará o dinheiro depois de quitar todas as suas parcelas, diferente de outros tipos de consórcio.

Os valores que você irá pagar são definidos junto com a administradora no momento da contratação.

E vale lembrar que diferentemente de uma poupança real, esse consórcio não terá rendimento por mais que você deixe o seu dinheiro com a administradora por muito tempo.

O dinheiro que você recebe ao ser contemplado ou terminar de pagar é exatamente o valor que você investiu no consórcio.

E se você quiser cancelar o serviço, você receberá o seu dinheiro de volta, porém, toda a taxa fica com a administradora de consórcios, então essa quantia não voltará para você.

E também cada administradora tem normas diferentes e podem ter multas de cancelamento de contrato. Portanto, leia bem no momento da contratação e considere outras alternativas antes de cancelar.

O que se pode fazer com o dinheiro?

Quando você terminar de pagar o consórcio de dinheiro, receberá a quantia investida durante o processo. E muitas pessoas ficam em dúvida do que pode ser feito com esse dinheiro.

A resposta é: o que você quiser! Diferente dos consórcios específicos você pode fazer o que quiser com o dinheiro que receber ao final.

Porém, se você tem um objetivo como comprar um imóvel ou um primeiro carro, é mais indicado que você participe dos consórcios de automóveis ou imobiliários.

Eles possuem muitas vantagens mesmo sendo serviços individuais e são mais indicados para a compra e aquisição desses tipos de bens.

Vantagens e desvantagens do consórcio de dinheiro?

O consórcio de dinheiro tem algumas vantagens e desvantagens que podem fazer a diferença na hora de considerar qual deve ser contratado.

E a principal vantagem que pode ser mencionada é a liberdade de usar o dinheiro para o que você quiser, ou seja, o dinheiro recebido no fim do consórcio pode ser usado para qualquer fim, sem precisar ser previamente definido.

E para pessoas que não conseguem guardar dinheiro facilmente, é uma ótima opção de se comprometer a poupar mais e não gastar, sendo um tipo de educação financeira é uma forma de controlar melhor seus gastos.

Por outro lado, como principal desvantagem é a falta de rendimento, por que apesar de ser referido a um tipo de poupança, não é igual essa forma de guardar dinheiro em que se tem rendimentos.

Nem mesmo parecida com investimentos que também rendem. E outro ponto relevante que já foi mencionado é que para pegar a quantia é necessário esperar o sorteio.

Para saber se o consórcio de dinheiro é uma opção válida e que valha a pena para você, considere todos os pontos levantados, suas vantagens assim como suas desvantagens.

E agora você conhece mais uma opção de consórcio além das convencionais, e para muitas pessoas é um ótimo negócio, basta saber se para você também vai ser.

Conhecendo o consórcio de dinheiro, procure uma administradora que tenha esse serviço e atenda às suas necessidades principais.


Tag:

Categorizados em:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.