Crise e consórcio: alternativa para realizar seus sonhos

Publicado por Consórcio Midia

Consórcio pode ser uma boa alternativa nesse período de crise e que as linhas de crédito não estão tão acessíveis.

De uns anos para cá o consórcio vem demonstrando um crescimento significativo, porém somente em 2014 os consórcio para compra de veículos leves cresceu 11,1% segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). Isso é reflexo doa aumento das taxas e juros para fazer um financiamento e também a maiores exigências para acesso a esse tipo de crédito.

Uma das vantagens do consórcio em relação ao Crédito Direto ao Consumidor (CDC), mais conhecido como financiamento é em relação as taxas. Isso porque não é preciso pagar valores elevados de juros e as parcelas só serão reajustadas se o bem consociado tiver algum aumento, porém o contrário também é válido.

Ele também pode ser um bom investimento, pois existe a garantia de ao final conseguir comprar o bem que se deseja ou ter o dinheiro de volta. Além disso, os seus riscos são bastante baixos.

Em momentos de crise, em que a regra é economizar optar por um consórcio é uma maneira de pagar taxas mais baixas e não precisar deixar de lado o desejo de ter um carro novo. Só é preciso ficar atento as taxas de administração cobradas para aderir a mais vantajosa.

Crise e consórcio: alternativa para realizar seus sonhos
Imagem: Getty Images

Como funciona o consórcio

O consócio costuma ser administrado por um banco ou empresa especializada que vai reunir um grupo de pessoas que tem interesse em um determinado bem, como por exemplo, um veículo. Esse grupo todos os meses pagará uma taxa ou cota na qual vai para um fundo comum que é utilizado na compra dos veículos pelos seus integrantes.

Todos os meses um ou mais cotista do grupo é contemplado por sorteio ou lance e recebe uma carta de crédito que dá direito a compra do bem. Até o final do consórcio todos os integrantes do grupo serão contemplados e poderão ter acesso a carta de crédito.

É importante ressaltar que mesmo após ser sorteado é preciso continuar pagando as cotas e que o veículo só será passado para o nome do proprietário após o pagamento do valor total do consórcio.

Uma das desvantagens é que é preciso contar com a sorte e nesse caso pode demorar muito para que a pessoa seja contemplada. Mas em contrapartida se tem garantias desse “investimento” e as menores taxas, sendo um ponto bastante positivo para driblar a crise.


Categorizados em:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.