Consórcio carro novo: 7 erros que não pode cometer ao contratar um

Publicado por Consórcio Midia

Conheça e evite essas 7 coisas que podem te levar a ter problemas ao fazer um consórcio carro novo.

Por ser uma forma de compra mais simples e acessível, o consórcio se tornou uma das principais formas de se adquirir um carro novo. Descubra agora algumas atitudes que podem complicar um consórcio ou fazer com que ele não seja a melhor opção.

Consórcio carro novo: 7 erros que não pode cometer ao contratar um
Imagem: Torsten Dettlaff / Pexels

1- Pensar que o consórcio é sempre a melhor opção

Um consórcio tem seus méritos, e para muitos pode representar o melhor meio para comprar um automóvel. Mas isso não significa que ele é a melhor opção para todos os casos.

Em algumas situações, o comprador tem a necessidade de receber o carro na hora, em casos assim, o consórcio não é o melhor caminho, pois o recebimento do veículo pode demorar até mesmo alguns anos.

2- Acreditar nos sorteios garantidos

Um tipo de fraude, infelizmente, muito comum, consiste em oferecer planos de consórcio garantindo ao comprador que a cota dele será contemplada nos primeiros sorteios. O problema nesses casos é que essa promessa é repetida a todos os compradores, e pela impossibilidade de ser comprida, acaba prejudicando a muitos.

A realidade é que ao entrar em um consórcio, a carta de crédito pode vir de 3 formas: no fim do plano (exigindo paciência), por meio de lances (dependendo de ofertar uma determinada quantia), ou por sorteio (contando com a sorte).

3- Esperar receber a carta de crédito sem ter o nome limpo

Um dos benefícios mais divulgados ao vender um consórcio é que não é exigido ter o nome limpo para ingressar em um grupo. O que muitas vezes passa despercebido pelos consorciados é que a carta de crédito não é entregue para o cliente que está negativado.

Após a contemplação, a pessoa é submetida a uma análise, se houver restrições o recebimento da carta pode ficar bem mais difícil.

4- Não pesquisar sobre a operadora do consórcio

Antes de entrar em um consórcio carro novo, é extremamente importante pesquisar sobre a administradora escolhida. Essa pesquisa é necessária para evitar ingressar em consórcios fantasmas ou cair em golpes, que usam a fachada de um consórcio para atrair as vítimas.

Para garantir a sua segurança, verifique a reputação da empresa e a opinião de outros clientes sobre ela. Sites como o Reclame Aqui, o PROCON, e o Banco Central, podem ser de grande ajuda nesse momento.

5- Não confunda contemplação com quitação

Ao ser contemplado, o consorciado terá acesso a carta de crédito, e poderá comprar o carro. Mas é importante lembrar, que mesmo após a compra, o veículo ainda não é do comprador.

Enquanto o consórcio estiver em vigência, o automóvel estará alienado à administradora do consórcio, passando a ser propriedade do comprador apenas após o pagamento da última parcela (ou mediante a quitação antecipada do plano).

6- Não fazer um planejamento

Ao pensar em adquirir um carro por meio de um consórcio, o comprador precisa lembrar que estará assumindo uma dívida longa. Alguns planos de consórcio podem durar em média 72 meses (6 anos).

Então, é muito importante fazer um planejamento financeiro, considerando os reajustes e poupando um pouco para imprevistos ou para usar como lance.

A falta de um bom planejamento pode acabar tornando inviável permanecer no consórcio, e ao desistir do plano, o dinheiro que já foi investido fica preso até o fim do contrato.

7- Não entender as taxas envolvidas

Como sabemos bem, um consórcio não tem cobrança de juros. Porém existem outras taxas que podem ser cobradas, e para garantir um bom planejamento, é essencial entendê-las. As taxas são:

  • Fundo comum – criado a partir do pagamento das mensalidades, com o objetivo de prover meios para a aquisição do bem. Seu pagamento compreende a maior porcentagem da mensalidade paga.
  • Taxa de administração – valor incluso nas parcelas para remunerar a administradora do consórcio pelos seus serviços (organização e gestão do grupo, de assembléias e custos operacionais).
    O valor cobrado pode variar dependendo do tipo de consórcio contratado, geralmente ficando entre 12% e 24%.
  • Fundo de reserva – serve para suprir uma espécie de “poupança de emergência comum”, destinada a saldar imprevistos, como casos de inadimplência no grupo.
  • Seguro – tem por objetivo proteger o grupo, ou o consorciado. Se o seguro incluído for o prestamista, ele cobre as mensalidades em aberto no caso de falecimento do cotista. Se for o seguro desemprego, a cobertura será acionada se o consorciado perder o serviço

Apesar de parecer haver muitas cobranças, as operadoras podem incluir todas ou apenas uma, vale conferir antes de assinar o contrato. Mesmo com as taxas, na maioria dos casos, o valor total ainda é inferior aos juros.

A compra de um carro é o sonho de muitas pessoas. O consórcio carro novo pode ser a chave para realizar esse sonho, mas antes de contratar um plano, considere os pontos sugeridos no artigo e evite cometer erros que podem comprometer esse sonho.


Categorizados em:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.