Como escolher o melhor consórcio de moto

Publicado por Jeniffer Elaina da Silva

Quer comprar uma moto nova? Saiba como escolher o melhor consórcio de moto.

Um dos meios que mais tem crescido nos últimos tempos, as motos, além de ganhar espaço, são utilizadas na vida de uma pessoa como, por exemplo, desde ser a forma de trabalho até apenas para meio de locomoção nos finais de semana. Você também quer ter a sua moto, mas sem entrar em grandes financiamentos? Veja detalhes de como escolher o melhor consórcio de moto.

Por trazer algumas vantagens, os consórcios têm sido cada vez mais a solução para os brasileiros. Não é à toa que a produção de motos no Brasil cresceu mais de 33% nos primeiros três meses de 2022. E, de acordo com a análise realizada, o consórcio de moto ajudou no aumento das vendas.

Se você também não está com pressa em ter a sua moto, descubra aqui como escolher o melhor consórcio de moto.

Como escolher o melhor consórcio de moto
Imagem de Ankit Sihag / Pexels

O que é um consórcio?

Antes de dar algumas dicas de como escolher o melhor consórcio de moto, é importante explicar o que é este tipo de serviço.

Basicamente, um consórcio é uma forma de crédito formada por um grupo de pessoas que têm a mesma finalidade: comprar alguma coisa ou bem de serviço.

Com a ajuda de uma administradora de consórcios, as pessoas interessadas assinam um contrato se comprometendo com o pagamento das parcelas até o final. Os valores pagos pelos participantes são guardados pela empresa responsável pelo consórcio.

Uma vez por mês, quem faz parte do grupo poderá ser sorteado e, com isso, receberá a carta de crédito antes do prazo final. Existe mais um jeito de ser contemplado antes: dar lances.

Com a carta de crédito do seu consórcio de moto na mão, você poderá comprar a motocicleta desejada.

Como escolher o melhor consórcio de moto

Após saber o que é um consórcio, chegou a vez de entender como escolher o melhor consórcio de moto. E, para isso, é importante você se atentar nas vantagens de ter um consórcio de moto:

  • Não será necessário ter o valor da entrada para fechar o negócio;
  • Permite que você tenha mais tempo para realizar a compra;
  • É uma forma mais econômica de comprar uma moto, já que não tem pagamento de juros, por exemplo;
  • Você pode resgatar o valor investido quando acabar o pagamento de todas as parcelas;
  • Não é necessário realizar uma análise bancária no momento da assinatura do contrato.

O único pagamento a mais que você fará além do valor que precisa para comprar a moto, é uma taxa administrativa, que será distribuída entre as parcelas a serem pagas durante o contrato do consórcio de moto. A taxa pode variar de 10% a 20% do valor total do contrato.

Para escolher o melhor consórcio de moto, a primeira coisa que você precisa encontrar é uma administradora que tenha o produto que você deseja e com a forma de pagamento que cabe no seu bolso. Legal optar pelas empresas que cobram apenas as taxas administrativas, desta forma, você não pagará muito a mais do valor que necessita, como acontece nos financiamentos de motos.

Preste bastante atenção na forma de pagamento e nos prazos. Não feche o contrato na emoção. Se tiver dúvidas, pergunte à pessoa da empresa que estiver negociando com você. Fique atento no funcionamento dos sorteios mensais, de como acontece o resgate da carta de crédito, dentre outros detalhes.

Se  tiver com dúvida sobre a confiança da administradora, pesquise em sites de reclamações ou até mesmo vá até a página da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) para pesquisar sobre a empresa.

Tenha certeza de que você está fazendo negócio com uma administradora correta e não terá problemas no futuro, principalmente, porque é um negócio de médio e longo prazo.

Gostou das nossas dicas de como escolher o melhor consórcio de moto? Conte nos comentários qual moto você gostaria de comprar!


Categorizados em:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.