Como fazer um consórcio de carros

Publicado por Jeniffer Elaina da Silva

Tem dúvidas de como fazer um consórcio de carros? Veja detalhes neste artigo.

O sonho de ter um carro novo está na cabeça de muitos brasileiros, mas alguns não conseguem realizar porque não tem dinheiro e é aí que entra a opção do consórcio de carros. Sabe como funciona? Não? Iremos mostrar o passo a passo.

Em 2021 foi um com número recorde de contratações de consórcios de todos os segmentos. Só novos contratos de consórcios de veículos leves foram mais 1,4 milhão, segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio.

Quer saber como fazer um consórcio de carro? Saiba mais detalhes abaixo.

Como fazer um consórcio de carros
Imagem: Getty Images

Como funciona o consórcio de carro

Esta é uma opção para muitas pessoas que desejam um carro novo. O consórcio de carros é basicamente formado por pessoas que também têm o mesmo interesse: comprar um veículo. Elas se reúnem e todo mês realizam o pagamento das parcelas, de acordo com o contrato assinado.

Após isso, é só esperar ser sorteado ou acabar o contrato para ter acesso à carta de crédito. Outra opção de ser contemplado antes do prazo do término é dar lances durante o período que estiver pagando as parcelas. 

Com ele, é possível comprar carros seminovos ou novos, o que fará a diferença é o valor que você precisa do consórcio de carro para realizar a compra do bem.

Claro, que ter um carro demanda outros custos que precisam também ser colocados no papel como, por exemplo, seguro, manutenção, gasolina, dentre outros.

Como fazer um consórcio de carro

Para fazer um consórcio de carro é muito simples:

1 – Encontre uma empresa de confiança

A primeira coisa que você precisa achar é uma empresa de confiança e que pode fazer a venda de consórcio de carros. Se tiver dúvida, pesquise em sites de reclamações ou entre na página da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio para ter mais informações.

2 – Pesquise o carro que deseja comprar

Depois de achar a empresa que você irá contratar o consórcio de carro, é o momento de saber qual será o veículo que você deseja comprar, afinal, é necessário saber o valor para solicitar a carta de crédito.

Neste ponto, é importante pensar que, como o consórcio de carro demora um pouco para sair, o valor do veículo pode aumentar, então, tente fazer o cálculo contando com o valor que será no momento da compra.

3 – Avalie o valor das parcelas

Pronto! Agora que você sabe qual carro gostaria de comprar, é o momento de voltar no site da empresa de confiança e realizar as simulações em cima do valor que você precisa.

Se você achar um valor de parcela que cabe no seu bolso, é só sinalizar que um especialista entrará em contato para fechar o negócio.

4 – Momento de fechar o contrato

Após isso, é finalizar com os dados necessários junto com ao especialista e assinar o contrato. Feito esta parte, é só começar a pagar as parcelas e torcer para a carta de crédito sair rápido.

Documentos necessários:

  • CPF;
  • RG;
  • Comprovante de residência com, no mínimo, três meses.

Vantagens e desvantagens de ter um consórcio de carro

Existem algumas vantagens de optar por fazer um consórcio de carro:

  • Você não pagará juros. Bem diferente do que acontece nos grandes financiamentos com bancos em que, muitas vezes, as pessoas pagam o dobro do valor do carro;
  • A contratação é sem burocracia não sendo necessária a comprovação de renda ou até mesmo o nome limpo nos órgãos responsáveis;
  • O valor das parcelas é escolhido por você, então, fica muito mais fácil realizar o pagamento do consórcio de carros.

Como em todo negócio, também existem desvantagens que precisam ser avaliadas antes da contratação do consórcio de carros, mas a principal delas é que você fará pagamentos de parcelas por um tempo e não terá o veículo em mãos, já que é necessário aguardar ser sorteado ou dar lances.


Categorizados em:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.