Como funciona um simulador de consórcio

Publicado por Jeniffer Elaina da Silva

Saiba como usar um simulador de consórcio para escolher a melhor opção no momento de fazer sua contratação de forma segura.

Entrando em qualquer site de consórcio, você vai encontrar um simulador de consórcio para saber em quando e por quanto teria o bem que você deseja. Mas como utilizar essa ferramenta com mais sabedoria?

Antes de tudo, entenda o que é um consórcio.

Como funciona um simulador de consórcio

Imagem: Getty Images

O que são consórcios?

Consórcios são modalidades de financiamento para pessoas que possuem mais dificuldade em guardar dinheiro e se planejar financeiramente.

Isso porque você terá um compromisso com o seu grupo e com a administradora de consórcios em fazer pagamentos dentro dos prazos.

É uma forma de aquisição muito buscada por inúmeros brasileiros, isso porque auxilia na conquista de bens, como a casa própria, o primeiro veículo e muitos outros.

Além de ser uma modalidade sem juros, em que você recebe a carta de crédito no final podendo até mesmo negociar o valor dependendo do bem em que você estiver investindo.

Ao fazer a contratação, você passa a fazer parte de um grupo que se reúne mensalmente para participar de assembleias gerais ordinárias. Nestas assembleias são feitas as contemplações que podem ser via sorteio ou lance.

As assembleias ocorrem até o final do prazo do seu grupo, e cada um de seus participantes vai ser contemplado sem falta durante este mesmo período.

Tipos de contemplações

Como dito a contemplação pode ser via sorteio ou lances, elas ocorrem durante as assembleias e são conduzidas pela administradora de consórcio.

O responsável por realizar esses sorteios é a Loteria Federal, que faz sorteios que vão do 1 ao 99.999.

Sendo assim, a pessoa que ganhar deve ter os três últimos números da cota iguais ao primeiro prêmio do último resultado do sorteio.

Além de sorteios, existem os lances, que podem ser livres ou fixos. O lance livre tem seu valor decidido pelo próprio consorciado, ele pode escolher o valor em percentual que irá ofertar.

Já o lance fixo é feito com um percentual previamente definido pela própria administradora de consórcio.

Geralmente em uma assembleia, os participantes podem fazer os dois tipos de lances e ainda assim serem contemplados, existe um certo número de contemplações que podem acontecer por reunião.

Mas como funciona um simulador de consórcio?

O simulador de consórcio é uma ferramenta que irá auxiliar as pessoas a saber em quais condições podem participar de um consórcio e como fazer isso.

O primeiro passo é escolher o tipo de consórcio que você quer, ele pode ser de serviços, veículos pesados, imóveis de qualquer tipo, motocicletas e automóveis.

Em seguida escolha as características do bem, se for um serviço, você deve escolher qual e saber o seu valor, o mesmo vale para automóveis, imóveis e todas as outras.

Feito isso, você saberá qual é o valor da sua carta de crédito, ou seja, sabendo o que você quer, poderá buscar pelo preço e decidir o valor necessário de crédito.

E só é possível usar um simulador de consórcio sabendo qual é o valor que você busca. Entre no site escolhido da administradora de consórcio e adicione os seus dados pessoais, junto do que você escolheu como o valor.

Muitas empresas permitem que se escolha a quantidade de parcelas também ou o prazo que você quer. Diante disso, eles irão simular, isso é feito com cálculos de fundo comum, montante, meses e taxa administrativa.

Depois de feita a simulação, você irá saber em quantas vezes pode obter o seu bem e a carta de crédito, o número de parcelas e prazos condizentes.

Como cada pessoa possui realidades diferentes, ao fazer uma simulação a ferramenta trará mais de uma proposta para ser analisada ou então escolhida.

Fazer a simulação do consórcio faz parte do processo de cotação dos serviços que serão escolhidos.

Você precisa saber o que cabe no seu bolso e como será o processo de participação no grupo, além de ser necessário pesquisar a reputação das administradoras para entender melhor como cada uma trabalha.

São muitos processos para se fazer antes da aquisição e real contratação de consórcio para então atingir o seu objetivo.

Mas comece pelo simulador de consórcio, para então dar início a pesquisa e cotações em diversas empresas que lhe interessem.


Categorizados em:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.