Como funciona um consórcio de imóvel? Tire suas dúvidas!

Publicado por Jeniffer Elaina da Silva

Saiba tudo sobre o consórcio de imóvel e não fique mais na dúvida.

O consórcio de imóvel é uma forma de conseguir fazer a compra dos primeiros imóveis ou de outros que possam querer aumentar o seu patrimônio.

Mas veja, muitas pessoas possuem dúvidas de como funciona e quais são as principais vantagens desse tipo de consórcio.

Como funciona um consórcio de imóvel? Tire suas dúvidas!
Imagem: Pixabay

O que é um consórcio de imóvel?

O consórcio imobiliário é voltado para pessoas que querem um meio diferente de financiamento para conseguir comprar uma casa.

Contratando o serviço com uma administradora de consórcios, você irá começar a participar de um grupo com outras pessoas que têm interesses em comum com você.

E durante os meses você participará de assembleias onde pode ser contemplado com a carta de crédito no valor estipulado previamente.

Durante as assembleias você pode ser contemplado por sorteios, lances livres ou fixos dependendo da administradora de consórcios em que você estiver.

Depois de ser contemplado você receberá a sua carta de crédito podendo comprar o seu imóvel com o valor cheio à vista.

Nos consórcios você pode adquirir imóveis comerciais, residências, apartamentos, casas, terrenos e lotes. Além disso, a carta de crédito pode ser usada para quitar financiamentos, construir e fazer reformas.

Vantagens de um consórcio de imóveis

O consórcio é muito vantajoso para as pessoas pois conta com prazos grandes, valores mais baixos e a única taxa a mais que é paga é a de administração que acaba sendo diluída durante o pagamento.

Além disso, não possui juros, o que comparado ao financiamento é um grande benefício, já que os juros são altos.

E como mencionado, com a carta de crédito você pode adquirir um bem a vista, ou seja, tem mais poder de negociação e maior poder de compra, podendo negociar até outros benefícios.

Principais dúvidas de um consórcio de imóveis

Apesar de muitas pessoas saberem o que é um consórcio de imóveis, esse assunto levanta várias dúvidas em quem tem interesse no assunto. Portanto, vamos ver as respostas para algumas das principais dúvidas:

Como ter mais chances de ser contemplado?

Durante as assembleias existe uma forma que com certeza vai acontecer de ser contemplado, que são os sorteios.

Mas se você quer aumentar as suas chances pode fazer lances, geralmente eles podem ser livres ou fixos.

Nos lances livres você decide a porcentagem que quer pagar enquanto o fixo é uma porcentagem previamente definida pela administradora.

E se eu desistir no meio do consórcio?

Os consórcios possuem grandes prazos, principalmente os de imóveis, eles podem chegar até 180 meses. E caso você queira sair, a administradora terá que cobrir a vaga que você deixou.

E quando alguém desiste, por lei pode receber uma parte do valor que foi pago, mas outros montantes dependerão da política da administradora.

O FGTS pode ser utilizado?

Uma das vantagens dos consórcios de imóveis, é que eles podem fazer uso de FGTS como lance para quitar algumas parcelas.

Preciso usar todo o valor da carta de crédito?

Com o poder de compra em mãos, é possível usar negociar descontos, portanto, sobraria dinheiro do valor da carta de crédito, e esse saldo pode e deve ser usado para arcar com IPTU, custos relacionados à propriedade e documentos.

Qual o prazo para adquirir o bem depois da contemplação?

Depois de ser contemplado, tem um certo prazo para que se adquira o seu bem. Esse prazo é até o fim do consórcio, então até quando todos os participantes serem contemplados.

Preciso comprovar a minha renda?

Para entrar em um consórcio, você terá que comprovar a sua renda, isso porque as parcelas que serão pagas não podem comprometer mais de 30% da sua renda.

Como escolher uma boa administradora?

Para escolher uma boa administradora de consórcios, você terá que fazer uma cotação para que se possa escolher empresas confiáveis e que sejam credenciadas pelo Banco do Brasil.

Agora que você tirou todas as suas dúvidas sobre como funciona e todo o processo do consórcio de imóveis, já pode começar a buscar diferentes empresas que atendam às suas necessidades.

Dê o primeiro passo para adquirir uma residência através de um consórcio de imóveis confiável e prestativo, espere ser contemplado e adquira o que você sempre quis.


Tag:

Categorizados em:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.