Como funcionam os grupos de consórcio

Publicado por Consórcio Midia

Os consórcios podem ser extremamente vantajosos para quem quer juntar dinheiro para comprar um bem, mas você sabe como funcionam os grupos de consórcio? Continue lendo para saber mais.

Como os consórcios são feitos em grupos e intermediados pelas administradoras, saber como funcionam os grupos é muito importante para quem quer realizar um consórcio.

Assim, as dúvidas podem ser tiradas e o andamento do consórcio fica mais claro e tranquilo.

Como funcionam os grupos de consórcio
Imagem: Getty Images

O que é um consórcio?

Os consórcios são uma modalidade de crédito, onde mensalmente o cliente realiza um pagamento para a administradora do consórcio.

No entanto, diferentemente dos financiamentos, no consórcio só é possível adquirir o bem pretendido no final do pagamento das parcelas, ou quando o cliente é sorteado.

Também é possível dar lances, ou seja, adiantar o pagamento de parcelas. Desse modo, o lance mais alto ganha o direito de utilizar a carta de crédito, porém, assim como no sorteio, não é possível saber quem pagou mais naquele mês.

Cada vez surgem mais tipos de consórcio, sendo possível comprar automóveis, móveis, celulares dentre outros aparelhos e serviços.

Mas o funcionamento dos consórcios, mesmo que para produtos diferentes, tende a ser o mesmo.

Como funcionam os grupos de consórcio?

Os grupos de consórcio são as pessoas que integram aquele consórcio. Normalmente as pessoas não se conhecem, e cabe a administradora conquistar e convencer as pessoas a entrar no grupo, e ainda, compete apenas a ela realizar as cobranças em caso de atraso.

No consórcio, o pagamento de cada integrante do grupo é importante, seja ele contemplado ou não. Pois, é com o pagamento das parcelas que o grupo consegue juntar a quantia necessária para que todos possam adquirir a carta de crédito, e assim, comprar o bem desejado.

Quando uma pessoa desiste do consórcio ou atrasa o pagamento das mensalidades, pode prejudicar o andamento para todos.

Ou seja, o consórcio nada mais é do que uma poupança em conjunto, onde todos contribuem para que um integrante compre o bem desejado, e assim sucessivamente até que todos consigam.

Além disso, no final do pagamento, o dinheiro pago para a administradora seria o equivalente ao montante poupado caso o cliente tivesse guardado o dinheiro.

Você já sabia como funcionam os grupos de consórcio? O que achou das informações trazidas nesse post? Já fez ou tem interesse em fazer um consórcio? Não se esqueça de colocar a sua opinião nos comentários!


Tag:

Categorizados em:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.