Consórcio contemplado moto: como funciona e quais cuidados deve ter

Publicado por Consórcio Midia

Muitas pessoas sabem como funciona um consórcio, mas depois que ele é contemplado não conhece o procedimento. Se você tem um consórcio contemplado moto, explicaremos como funciona e quais cuidados deve ter.

Ter um consórcio contemplado requer alguns cuidados e entendimento de quais passos você deve seguir. Por conta disso, mostraremos neste artigo o que você deve fazer se tiver um consórcio contemplado moto.

A forma do funcionamento do consórcio moto é bem simples e uma grande oportunidade de comprar uma moto sem dar um valor de entrada e sem pagar juros.

Entre o mês de janeiro e julho de 2022, foram disponibilizados mais de R$6 bilhões em créditos para compras de moto através de consórcios, de acordo com dados da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), gerando um aumento de quando comparamos ao mesmo período no ano anterior.

Se você foi um destes que tem um consórcio contemplado moto, veja como funciona e quais cuidados deve ter.

Consórcio contemplado moto: como funciona e quais cuidados deve ter
Imagem de cottonbro studio / Pexels

Como funciona um consórcio contemplado moto?

Para realizar o seu sonho de ter uma moto, você adquiriu um consórcio de moto e agora foi contemplado? Depois de toda comemoração, veio a pergunta: “o que devo fazer agora?”

Se isso aconteceu com você, para te ajudar neste momento, falaremos como funciona um consórcio contemplado moto.

Antes de explicaremos quais passos você deve dar depois de ser contemplado no consórcio moto, é legal pontuar que para ser contemplado existem duas formas: através de sorteios, que acontecem todos os meses durante o contrato, ou com lances, que também podem ser feito todo mês.

Pronto! Agora, vamos saber o que fazer depois da contemplação do consórcio moto. Ser contemplado significa ter acesso à carta de crédito para comprar a moto que você planejou.

1 – Apresentar os documentos na administradora

Se você tiver com as parcelas em dia e, por exemplo, conseguiu a carta de crédito através de um lance, deve pagar o lance antes de dar o próximo passo. Se estiver tudo certo, é o momento de atualizar os seus dados na administradora que você contratou o consórcio.

Os documentos necessários são:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de renda atualizado;
  • Comprovante de endereço atualizado;
  • Ficha cadastral preenchida – este é o documento que a empresa irá te fornecer.

2 – Análise dos dados

Depois que você já entregou todos os documentos chegou a vez da administradora de consórcio fazer a análise dos dados e isso inclui:

  • Verificação de seu histórico como consorciado;
  • Análise da sua ficha no SPC e Serasa;
  •  Análise se você tem condições financeiras para dar continuidade no pagamento das parcelas que ainda faltam para finalizar o consórcio.

3 – Carta de crédito liberada

Se após todas as análises forem aprovadas, é a hora de ter a liberação da carta de crédito, que é o documento que te dará o aval para a compra da moto. Então, neste momento você deve escolher a motocicleta e negociar com o vendedor, já que o pagamento será feito à vista e você pode conseguir um bom desconto.

4 – Realizar o pagamento

Depois que você já decidiu qual será a moto e chegou a um acordo com o vendedor, este é o momento de fazer o pagamento pelo veículo. Para finalizar o negócio, você deverá entregar alguns documentos para que a sua moto já saia da loja no seu nome.

Vale lembrar, que, se você estiver comprando uma moto usada e uma marca diferente do consórcio contratado, você deverá assinar o contrato de alienação fiduciária.

O que mais posso fazer com a carta contemplada de moto?

Mesmo que o objetivo principal de um consórcio seja a compra de moto, você pode escolher o que fazer com a carta de crédito.

Você pode optar por resgatar o valor e não comprar nenhum bem, por exemplo. Lembrando que esta opção só é válida após o pagamento de todas as parcelas do contrato. Se escolher receber o valor da carta de crédito, o dinheiro será depositado na sua conta.


Categorizados em:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.