Consórcio imobiliário Caixa

Publicado por Jeniffer Elaina da Silva

Venha conhecer um pouco mais sobre o consórcio imobiliário Caixa, um dos que mais entrega imóveis no país.

Comprar um imóvel dificilmente pode ser descrito como algo simples, rápido e barato, mas com um consórcio imobiliário algumas dessas dificuldades podem ser superadas.

Criado em Brasília, na década de 60, o consórcio surgiu em uma época marcada pela dificuldade que o consumidor tinha de obter crédito.

Desde a sua criação, o consórcio já ajudou mais de 7,15 milhões de brasileiros a conseguir realizar os seus sonhos (a compra de um imóvel, automóvel ou de outros bens), e hoje é regulamentado pela lei do consórcio (Lei Federal nº 11.795).

Consórcio Imobiliário Caixa
Imagem: Getty Images

Consórcio Imobiliário Caixa

O funcionamento do consórcio imobiliário Caixa em princípio é semelhante aos demais. Seu diferencial está na facilidade que o cliente tem de ingressar em um grupo e em algumas vantagens que este oferece.

Para participar do consórcio imobiliário Caixa, poucos requisitos são exigidos, sendo o principal deles que o participante tenha mais de 18 anos. Após a contemplação, para que a compra seja realizada, o consorciado deve apresentar a sua documentação e a do seu marido (ou esposa), caso seja casado.

No momento da contratação, o cliente pode escolher qual o valor deseja receber na sua carta de crédito, sendo os valores disponíveis entre R$ 30 mil a R$ 300 mil. O prazo de pagamento também pode ser ajustado, podendo oferecer até 150 meses.

Se o participante do consórcio estiver com o nome sujo, antes de ser contemplado ele deverá regularizar a sua situação.

Contemplação do Consórcio Imobiliário Caixa

A contemplação ocorre por meio de lances ou de sorteios.

No primeiro caso, o participante pode oferecer uma determinada quantia como lance. Esse lance oferecido pode ser:

  • Livre: de qualquer valor, desde que seja superior ao que é pago mensalmente. A contemplação se dá de forma parecida a um leilão, onde o maior lance ganha a disputa;
  • Fixo: onde o consorciado dispõe de 20% do que falta pagar. No lance livre será contemplado o participante que tiver a cota mais próxima do número da última que tiver sido sorteada.

No caso de o participante não dispor de nenhum valor adicional para oferecer como lance, ou de não se importar em esperar, o sorteio acontece de forma aleatória até o final do plano.

Já o sorteio pode ser realizado pela própria administradora do consórcio durante uma das assembleias mensais, ou pela loteria federal. Nesses sorteios cada participante possui chances iguais de ser o escolhido.

Benefícios e vantagens

  •  Contratação Simplificada: No momento da adesão ao contrato a única exigência é que a pessoa seja maior de 18 anos;
  •  Sem juros: No consórcio imobiliário Caixa, não há incidência de juros. Somente a taxa administrativa é cobrada e essa cobrança acontece de forma diluída nas parcelas mensais;
  • Lances: Diferente do que acontece em outras administradoras, no consórcio gerido pela Caixa, existe a possibilidade de oferecer um lance que utilize até 50% do valor da carta de crédito;
  • FGTS: É possível utilizar o saldo do FGTS, para pagar parte das parcelas, para quitar o consórcio ou para completar a carta de crédito caso o imóvel escolhido seja mais caro do que a quantia arrecadada durante o consórcio;
  • Impostos – É possível reservar até 10% do valor da carta de crédito com o objetivo de pagar os tributos, impostos, seguro e registros do imóvel.
  • Acompanhamento Online: É possível acompanhar os sorteios do consórcio em tempo real acessando a área Assembleia Online

Fui contemplado, e agora?

Ao ser contemplado, o cliente será submetido a uma análise de crédito e de garantia (pois só poderá se beneficiar da sua carta de crédito o participante que estiver em dia com o pagamento das suas parcelas).

Após a análise, o imóvel deverá ser escolhido, seus documentos devem ser recolhidos bem como os documentos do cotista e de seu cônjuge.

Com os documentos exigidos em mãos, a pessoa contemplada irá registrar o seu pedido no site da Caixa, enviando os documentos em anexo.

Se não for encontrada nenhuma incoerência nos documentos, e tudo estiver de acordo com as regras do consórcio, a carta de crédito será disponibilizada em até um mês.

Conclusão

Ao decidir comprar um imóvel utilizando o consórcio imobiliário, o cliente pode se beneficiar de vantagens como a ausência de juros e taxas baixas, mas em contrapartida, se compromete a esperar mais tempo para usufruir de seu novo bem.

No site da empresa é possível fazer uma simulação online que te ajudará a ver se o consórcio imobiliário Caixa é a melhor opção para o seu caso.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.


Categorizados em:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.