Consórcio náutico: saiba como funciona e como contratar o seu

Publicado por Jeniffer Elaina da Silva

Confira mais detalhes sobre consórcio náutico.

Existem diferentes tipos de consórcios e eles podem ser de variadas modalidades e financiamentos. Podem ser consórcios imobiliários, de veículos, serviços, náutico e outros.

Os consórcios não possuem juros e não precisam de entrada para que você possa participar deles, por isso acabam sendo uma ótima opção para quem quer uma forma menos burocrática de adquirir seus bens.

Consórcio náutico: saiba como funciona e como contratar o seu
Imagem: Pexels

O que é o consórcio náutico?

O consórcio náutico é parecido com um consórcio de automóveis, é uma modalidade de financiamento usada para adquirir embarcações, sejam para esportes ou lazer, como jet skis, lanchas, veleiros ou canoas.

São diversas opções de veículos náuticos que podem ser adquiridos, eles podem ser novos ou seminovos, contanto que não ultrapassem a marca de 10 anos de fabricação.

Como ser contemplado?

Para ser contemplado nos consórcios náuticos, existem duas formas diferentes: lances e sorteios.

Quando você passa a fazer parte de um consórcio, você irá entrar em um grupo em que são realizadas assembleias ordinárias gerais todos os meses.

A loteria federal realiza sorteios para as administradoras de todo o país, então de acordo com o seu consórcio, uma ou duas pessoas podem ser sorteadas em um mês.

E a segunda forma de contemplação é via lances, que podem ser fixos ou livres.

O lance livre conta com uma porcentagem mínima, na qual os participantes podem dar lances acima desse mínimo.

Já o lance fixo é pré definido pela administradora de consórcios, e você pode dar apenas com base nessa porcentagem pré estabelecida.

Vantagens do consórcio náutico

O consórcio náutico apresenta algumas vantagens aos seus participantes, a que mais chama atenção sem dúvidas é a ausência de juros na parcela.

Esses tipos de financiamentos são menos burocráticos, ele não pede que você conte com diversos documentos e comprovantes.

Depois de uma análise de crédito, você conseguirá participar, simples assim.

Eles podem ser adequados para o seu bolso, as parcelas não vão comprometer as suas despesas. Elas vão caber perfeitamente em seu orçamento.

Além disso, a administradora apresenta um risco baixo de perda do investimento feito. Você inclusive paga por uma taxa de seguro e um fundo de reserva.

É um modelo de financiamento muito flexível, em que você pode mudar de ideia sobre o bem que quer comprar.

Se a sua ideia inicial é comprar uma canoa, mas no meio do caminho muda de ideia para um jet ski, não tem problema!

Outro vantagem são os prazos, por mais que eles sejam extensos, eles permitem uma compra programada sem que você precise ficar apertado financeiramente.

Quais administradoras fazem esse consórcio?

O consórcio náutico é específico para aquisição de bens marítimos, sendo assim, você deve procurar as empresas que oferecem esse serviço. Vamos conferir as administradoras que oferecem esse serviço.

Veja a lista:

  • Sicredi;
  • Unifisa;
  • Consórcio Embracon;
  • Up Consórcios;
  • Rodobens;
  • Bombarco;
  • Consórcio Gazin;
  • Consórcio Magalu.

Existem muitos outros, mas essas são as principais administradoras de consórcios que oferecem o serviço de consórcio náutico.

Como escolher a melhor administradora de consórcios?

Para escolher a administradora mais indicada para você, é preciso que se faça uma pesquisa das condições.

Pesquise quais parcelas disponíveis eles apresentam para que você arque, quais são os prazos que são mais atraentes.

E apesar de não existir juros nesse tipo de financiamento, você precisa pagar uma taxa de administração para a empresa que gerencia tudo.

Sendo assim, busque as taxas e parcelas que irão caber no seu bolso e orçamento.

Depois você pode fazer uma simulação com base em seus interesses, para enfim fazer a contratação e passar a participar do grupo do consórcio.

Quando for contemplado, você receberá a carta de crédito para que possa pagar a compra. A única coisa que deve ser feita depois disso é a comprovação da compra.

E quando você tiver o bem que queria adquirir, basta aproveitar e se divertir com qualquer equipamento náutico que você tenha adquirido.

Agora você entende mais sobre esse consórcio, como ele funciona e quais administradoras brasileiras o realizam.

Basta entrar em contato com as administradoras de consórcio náutico para fazer suas cotações e ter em mãos os melhores planos para aquisição de uma embarcação só sua.


Categorizados em:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.