Consórcio vale a pena? Veja vantagens e desvantagens!

Publicado por Consórcio Midia

Seja imobiliário ou de veículo, esta dúvida sempre surge no momento da contração de um consórcio. Então, confira se consórcio vale a pena, veja vantagens e desvantagens de ter este serviço.

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), em 2021, a categoria de consórcios teve um número recorde de contratações, com um crescimento de mais de 14% comparados ao ano anterior. Mas consórcio vale a pena?

Esta pergunta está muito na cabeça de todos os consumidores que escutam falar sobre o assunto ou até mesmo são abordados por pessoas oferecendo o serviço.

Para eliminar algumas dúvidas, mostraremos as vantagens e desvantagens de contratar um consórcio.

Antes de tomar qualquer decisão, você deve avaliar, principalmente, se as parcelas cabem no seu bolso.

Consórcio vale a pena? Veja vantagens e desvantagens!
Imagem: Getty Images

Mas por que devo contratar o serviço?

Algumas vantagens têm as pessoas que adquirem um consórcio, entre elas, estão:

1. Não precisa de entrada

Independente da modalidade escolhida, para você entrar em uma opção não precisa ter nenhum valor para dar de entrada.

No caso, se você quiser comprar um apartamento, esta pode ser uma boa opção se não tiver dinheiro disponível, já que para obter financiamento imobiliário, por exemplo, é necessário ter, no mínimo, 20% do valor do imóvel para dar de entrada.

Desta forma, você compra um imóvel e paga 100% parcelado.

2. Menos burocracia e um custo menor

Diferente dos financiamentos bancários, esta modalidade você não pagará um valor tão maior no final do contrato, gerando parcelas mais baixas.

Ao contratar este serviço você pagará apenas por taxas administrativas que são: adesão, reserva e seguro. Além disso, não precisará comprovar renda para adquirir um consórcio.

3. Maior flexibilidade na escolha do produto

Quando você recebe a carta de crédito, terá flexibilidade para escolher como a carta deve ser utilizada, claro que dentro da categoria adquirida. Por exemplo, um consórcio de carro, ao ser contemplado, a pessoa pode escolher à vontade qual veículo deseja comprar.

4. Possibilidade de utilização do FGTS

Esta opção é válida apenas para o consórcio de imóvel, mas é uma grande vantagem para quem tem este dinheiro “parado”.

Você poderá utilizar o valor do seu fundo de garantia para amortização de parcelas (atrasadas ou que ainda vão vencer) ou até mesmo dar lances para tentar adiantar a carta de crédito.

5. Oportunidade de negociação na hora da compra

Como você terá a carta de crédito na sua mão, poderá negociar melhor o produto que será comprado, afinal, o pagamento será à vista.

Desvantagens de ter um consórcio

Como tudo precisa ser colocado na balança, ainda mais quando envolve investimento de dinheiro, precisa pensar nas desvantagens do negócio. Saiba mais sobre elas:

1. Prazo demorado

Você pode demorar anos para conseguir resgatar a sua carta de crédito e comprar um veículo ou um imóvel, já que o prazo médio oferecido é de 5 anos. Se você não for contemplado antes, terá que esperar até o final do contrato.

2. Inadimplência

Se dentro do grupo do seu consórcio as pessoas deixarem de pagar as parcelas, o valor que você está pagando poderá aumentar para cobrir o buraco dos inadimplentes.

Como funciona um consórcio

O consórcio é basicamente a junção de pessoas, físicas ou jurídicas, com o mesmo objetivo: adquirir veículos (carros, motos e caminhões), imóveis (casas, apartamentos e prédios comerciais) ou serviços (viagens e tratamentos estéticos).

A responsável pelos grupos é a administradora de Consórcios, mas antes de contratar você deve avaliar se ela tem autorização do Banco Central. Desta forma, você evita cair em algum golpe.

Todo mês os integrantes do grupo fazem pagamentos e, com isso, formam uma poupança comunitária. Ao final do contrato, os consorciados recebem a carta de crédito no valor escolhido.

Se você quiser pegar antes do crédito, deverá dar lances para tentar a antecipação. Outra forma de conseguir antes do prazo final, é ser sorteado.

Achou que consórcio vale a pena? Comente aqui.


Categorizados em:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.